Compartilhar
Informação da revista
Visitas
10
Vol. 100. Núm. 6.
(Novembro - Dezembro 2025)
Artigo especial
Acesso de texto completo
Destaques do Consenso Brasileiro de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Visitas
10
Ricardo Romitia, André V.E. de Carvalhob, Juliana Nakanoc, Gleison V. Duarted,
Autor para correspondência
gleisonvduarte@yahoo.com.br

Autor para correspondência.
, Grupo de Trabalho do Consenso Brasileiro de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia
a Departamento de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
b Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, Brasil
c Clínica de Dermatologia, Santa Casa de Misericórdia, São Paulo, SP, Brasil
d Instituto Bahiano de Imunoterapia, Salvador, BA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (3)
Mostrar maisMostrar menos
Resumo

O Consenso Brasileiro de Psoríase 2024 e Algoritmo de Tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) surge quatro anos após o lançamento do último Consenso, publicado em 2020. Esse novo trabalho inclui agora 43 capítulos e conta com a participação de 85 profissionais de todo o Brasil, incluindo dermatologistas e reumatologistas atuantes em hospitais universitários, centros de pesquisa e sistemas de atendimento público e privado. O conceito de cumulative life course impairment (CLCI), a inclusão de novos biológicos aprovados no Brasil após 2020, a atualização do tratamento da psoríase em situações específicas (p. e.x, gestação e cirurgias) e a discussão sobre “preditores de resposta”, são exemplos de atualizações abordadas nesse Consenso. A atualização do algoritmo de tratamento utilizou respostas dos experts por meio do método Delphi e, entre outras modificações, retirou a acitretina da sequência de tratamento da psoríase em placas, definiu linhas de tratamento para escolha dos imunobiológicos nas populações tanto adultas quanto pediátrica e incluiu spezolimabe e ciclosporina como primeiras linhas de tratamento da psoríase pustulosa generalizada. Por fim, o novo Consenso aborda o lugar de inibidores de pequenas moléculas no algoritmo e discute perspectivas de tratamentos da psoríase em placas.

Palavras‐chave:
Algoritmos
Consenso
Psoríase
Texto Completo

O Consenso Brasileiro de Psoríase 2024 e Algoritmo de Tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) surge quatro anos após o lançamento do último Consenso Brasileiro de Psoríase 2020,1 período no qual os avanços e as inovações no estudo da psoríase foram grandiosos, tornando a atualização do tema imprescindível.

Para o desenvolvimento desse novo trabalho,2 que inclui agora 43 capítulos, contamos com a participação de 85 experts de todo o Brasil, incluindo dermatologistas e reumatologistas, provenientes das mais diversas regiões (fig. 1) e atuantes em hospitais universitários, centros de pesquisa e sistemas de atendimento público e privado.

Figura 1.

Distribuição dos 85 especialistas participantes no Consenso Brasileiro de Psoríase 2024 de acordo com os diferentes estados do Brasil.

Entre as atualizações do Consenso 2024, destacamos a introdução do conceito de cumulative life course impairment (CLCI – incapacidades acumuladas no transcurso da vida), que caracteriza o conjunto de fatores prejudiciais à vida de pacientes com psoríase decorrentes do estigma e da incapacidade física e psicológica, bem como as diferentes estratégias de enfrentamento.3 Além disso, a inclusão de novos fármacos biológicos e das pequenas moléculas, tais como bimequizumabe, brodalumabe, deucravacitinibe, espesolimabe, tildraquizumabe e deucravacitinibe. O novo Consenso realça também situações específicas, como neoplasias, cirurgias e outros procedimentos, e inova com a discussão de “preditores de resposta”, de modo a contribuir e personalizar o tratamento da psoríase e otimizar os resultados para cada paciente.

Esse Consenso manteve a utilização da metodologia Delphi adotada no consenso de 2020,1 que facilita a tomada de decisões ao buscar uniformizar condutas em questões controversas na literatura.4,5 Com esse objetivo, foram realizadas duas rodadas de perguntas, com participação anônima de 80 e 76 autores, respectivamente, em cada rodada. Para garantir a validade dos dados, foram respeitados critérios importantes, como o número adequado de participantes, a representatividade das diferentes regiões do país, a inclusão de especialistas dos sistemas público e privado de saúde e a consistência de perguntas opostas na mesma rodada. Essas medidas ajudam a reduzir possíveis vieses. O consenso foi considerado alcançado quando, para cada pergunta, pelo menos 70% dos votantes atribuíram nota superior a 7 (fig. 2).

Figura 2.

Classificação das opiniões dos respondentes, por pergunta, Brasil – 2024. Fonte: Dados da pesquisa.

Por fim, esse Consenso atualiza o algoritmo de tratamento da psoríase. Para tanto, foram levadas em consideração as respostas dos experts, que pelo método Delphi, chegaram à concordância sobre modificações expressivas em relação ao Consenso de 2020. Entre as novidades do algoritmo de tratamento da psoríase grave atualizado, destacamos a saída da acitretina da sequência de tratamento da psoríase em placas, reservando‐se seu uso apenas para situações especiais, assim como a inclusão do deucravacinitibe na sequência de tratamentos e a definição de linhas de tratamento para a escolha de imunobiológicos. Biológicos anti‐interleucinas foram colocados em posição de primeira linha em relação aos medicamentos anti‐TNF. O tratamento da psoríase na população pediátrica também foi incluído no algoritmo, com primeira e segunda linhas de tratamentos biológicos definidas. O algoritmo (fig. 3) inclui uma sequência de tratamento para o surto de psoríase pustulosa generalizada, com espesolimabe e ciclosporina na primeira linha terapêutica nessa situação.

Figura 3.

Algoritmo de tratamento da psoríase grave da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em adição às terapias‐alvo recentemente aprovadas e descritas no novo Consenso Brasileiro de Psoríase, novas vias fisiopatogênicas têm sido alvo de bloqueio, com biológicos e pequenas moléculas oferecendo novas perspectivas terapêuticas futuras.

Recentemente, estudos pivotais envolvendo o uso do antagonista peptídico oral dos receptores de interleucinas envolvidas na cascata inflamatória da psoríase promete oferecer mais uma inovadora linha de tratamento potencialmente eficaz e segura para o manejo dessa dermatose imunomediada. O horizonte das intervenções na psoríase parece promissor; o perfil de segurança dos novos tratamentos tem se demonstrado satisfatório, e o debate sobre uma possível cura da psoríase é mais atual do que nunca.6–8 Futuras atualizações desse consenso tornam‐se, assim, mandatórias possibilitando a discussão de medidas cada vez mais eficazes e seguras no manejo do paciente com psoríase.

Suporte financeiro

Nenhum.

Contribuição dos autores

Ricardo Romiti: Curadoria de dados; rascunho original; revisão e edição.

André V.E. de Carvalho: Curadoria de dados; rascunho original; revisão e edição.

Juliana Nakano: Curadoria de dados; rascunho original; revisão e edição.

Gleison V. Duarte: Curadoria de dados; rascunho original; revisão e edição.

Grupo de Trabalho do Consenso Brasileiro de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia: Curadoria de dados; rascunho original.

Coautores: Grupo de Trabalho do Consenso Brasileiro de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Adriana M. Porro

ORCID ID: 0000‐0003‐0736‐4790

Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Janssen, Leofarma, Novartis, Pfizer, Boehringer, GSK.

Adriane Reichert Faria

ORCID ID: 0000‐0002‐1020‐7211

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Aldejane Gurgel de A. Rodrigues

ORCID ID: 0009‐0008‐6394‐5868

Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Conflito de interesses: Novartis, Janssen, UCB, Bristol, Abbvie.

Alexandre Gripp

ORCID ID: 0000‐0003‐2217‐6704

Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Aline Bressan

ORCID ID: 0000‐0002‐3296‐5232

Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Aline Okita

ORCID ID: 0000‐0002‐3796‐137X

Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cuzes, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Ana Carolina Belini Bazán Arruda

ORCID ID: 0000‐0002‐0371‐2308

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Conflito de interesses: SiAme Terapia Assistida, Novartis, Lilly, Abbvie, Johnson & Johnson, UCB, Leo Pharma.

Anber A. Tanaka

ORCID ID: 0000‐0003‐0963‐0837

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie – advisory board, consultant, lecturer, investigator; Boehringer‐Ingelheim – advisory board, consultant, lecturer, investigator; Eli‐Lilly – advisory board, consultant, lecturer, investigator; Janssen – advisory board, consultant, lecturer; Leo Pharma – advisory board, consultant, lecturer; Novartis – advisory board, consultant, lecturer; investigator; UCB Biopharma – advisory board, consultant, lecturer; Pfizer – lecturer, advisory board; Sanofi – lecturer.

André Luís da Silva Hirayama

ORCID ID: 0000‐0002‐6276‐3551

Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Atividades de pesquisa clínica, consultoria, palestras, apoio para participação de eventos Pfizer, Johnson & Johnson, Abbvie, Sun Pharma, Lilly, Novartis, Amgen, Sanofi, Leo Pharma, Boheringer.

André V. E. de Carvalho

ORCID ID: 0000‐0002‐0407‐538X

Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, Brasil

Conflito de interesses: Participou como palestrante, consultor, participante de eventos médicos ou pesquisador com as seguintes empresas: Abbvie, BMS, Boehringer‐Ingleheim, GSK, Johnson & Johnson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Sun Pharma, UCB.

Andréa Machado C. Ramos

ORCID ID: 0000‐0001‐7414‐3395

Serviço de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Conflito de interesses: Janssen, UCB, Sanofi, Abbvie, Novartis.

Andréia Castanheiro da Costa

ORCID ID: 0000‐0003‐1732‐3191

Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, Santo André, SP, Brasil

Conflito de interesses: Johnson & Johnson, Abbvie, Novartis, UCB, Sun Pharma.

Aripuanã Terena

ORCID ID: 0000‐0002‐2550‐1341

Centro de Referência de Fototerapia e Fotobiologia Cutanea, Belo Horizonte, MG, Brasil

Conflito de interesses: Honorário da Abbvie, Johnson & Johnson, UCB Pharma, Lilly, Sanofi Novartis.

Arnóbio da Penha Pachêco

ORCID ID: 0000‐0002‐6904‐7929

Hospital Universitário Onofre Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Bethânia Cabral Cavalli Swiczar

ORCID ID: 0000‐0003‐2201‐5628

IAMSPE e Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante Lilly, Janssen, Novartis, Boerringer, Leo Pharma, Abbvie.

Bruna Elena Graciano Falcone

ORCID ID: 0000‐0002‐0467‐6791

Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Cacilda da Silva Souza

ORCID ID: 0000‐0002‐8157‐7658

Departamento de Clínica Médica, Divisão de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, BMS, Janssen, Leo Pharma, Novartis, Sanofi, UCB.

Caio Cesar S. de Castro

ORCID ID: 0000‐0001‐9767‐5765

Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Piraquara, PR, Brasil; Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Conflito de interesses: Pesquisa clínica: Abbvie, Lilly, Jansen, Sanofi e BMS; palestrante: Novartis.

Carlos Eduardo de Mathias Sanches

ORCID ID: 0000‐0003‐3459‐2414

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil

Conflito de interesses: Novartis, Pfizer, Abbvie, Janssen, UCB, Leo Pharma, Lilly, Sun Pharma, Cerave, Sanofi.

Catarina Santos

ORCID ID: 0009‐0005‐0010‐7777

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Ciro Martins Gomes

ORCID ID: 0000‐0002‐3069‐6884

Programa de Pós‐Graduação em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante/eventos: Abbvie, Novartis, BMS, Johnson & Johnson, UCB, Boehringer‐Ingelheim.

Clarice Marie Kobata

ORCID ID: 0000‐0001‐9563‐0707

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Apoio em eventos científicos: Johnson & Johnson, Novartis, Bristol, UCB, Sun Pharma, Lilly; palestrante: Johnson & Johnson, Novartis.

Cláudia Pires Amaral Maia

ORCID ID: 0000‐0003‐3264‐1518

Policlinica Geral do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Apoio em eventos científicos: Abbvie, Janssen, Leo Pharma.

Claudio Lerer

ORCID ID: 0000‐0002‐0229‐196X

Hospital Universitário de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Novartis, UCB, Johnson & Johnson, Sun Pharma.

Clivia Maria Oliveira

ORCID ID: 0000‐0003‐0406‐360X

Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Abbvie, Johnson & Johnson, Galderma, Novartis, L’Oreal, Sanofi, Boehringer, Leo Pharma, UCB; conselho consultivo: Galderma, Novartis, L’Oreal, Sanofi, Johnson & Jonhson, UCB; pesquisa clínica: Eucerin, Novara; suporte científico: Jonhson & Johnson, Abbvie, Galderma, Novartis, L’Oreal, Sanofi, Boehringer, Leo Pharma, UCB, Pfizer, Lilly.

Cynthia Cristina Ferreira Mota

ORCID ID: 0000‐0002‐3745‐2559

Ambulatório de Especialidades, Setor de Psoríase, Prefeitura Municipal de Santos, Santos, SP, Brasil

Conflito de interesses: Apoio científico: Jansen, Novartis, Abbvie e Sanofi.

Daniel Holthausen Nunes

ORCID ID: 0000‐0002‐1303‐5419

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante, apoio a eventos, conselho consultivo, material técnico: Abbvie, Novartis, Janssen, UCB, Lilly, Sanofi, Leo Pharma, Boehringer.

Dimitri Luz

ORCID ID: 0000‐0003‐0869‐9330

Universidade Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Boehringer‐Ingelheim, Eli‐Lilly, Janssen, Galderma, Leo Pharma, Novartis, Pfizer, Sanofi, Sun Pharma, UCB Biopharma.

Domingos Jordão Neto

ORCID ID: 0000‐0001‐6244‐7981

Hospital Heliópolis, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Abbvie, Novartis, Janssen.

Eduardo Lacaz Martins

ORCID ID: 0000‐0003‐3563‐9827

Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Jansen, Novartis, Lilly, UCB, Abbvie.

Esther Bastos Palitot

ORCID ID: 0000‐0002‐8195‐2534

Centro de Pesquisa, Apoio e Tratamento de Psoríase da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Novartis, Abbvie, Johnson & Johnson, UCB.

Fabrício Lamy

ORCID ID: 0009‐0004‐0214‐5737

Policlínica Geral do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante e membro do conselho consultivo: Johnson & Johnson, Lilly, Pfizer.

Francisca Regina O. Carneiro

ORCID ID: 0000‐0001‐6735‐4004

Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Gladys A. Martins

ORCID ID: 0000‐0001‐9913‐2238

DermaCampbell, Brasília, DF, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Gleison V. Duarte

ORCID ID: 0000‐0003‐4160‐5447

Clínica de Dermatologia, Instituto Bahiano de Imunoterapia, Salvador, BA, Brasil

Conflito de interesses: Participou como palestrante, consultor, participante de eventos médicos ou pesquisador com as seguintes empresas: Abbvie, BMS, GSK, Amgen, Boehringer‐Ingleheim, Galderma, Johnson & Johnson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Sun Pharma, Celldex Therapeutics, UCB.

Heitor de Sá Gonçalves

ORCID ID: 0000‐0001‐9062‐2580

Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Secretaria da Saúde, Governo do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Jane Neffá

ORCID ID: 0000‐0002‐7888‐0154

Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Jaquelini Barboza da Silva

ORCID ID: 0000‐0002‐5877‐4290

Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Abbvie, Jannsen, Novartis, Sanofi.

João Carlos R. Avelleira

ORCID ID: 0000‐0003‐4683‐7909

Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, Santa Casa de Misericórdia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Juliana Catucci Boza

ORCID ID: 0000‐0002‐0573‐1617

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil; Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, Brasil

Conflito de interesses: Novartis, Abbvie, Johnson & Johnson, Lilly, Boehringer‐Ingelheim; La Roche Posay, Beiersdorf, UCB Biopharma, Sanofi, Vichy.

Juliana Nakano

ORCID ID: 0000‐0002‐5638‐3974

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil; Hospital Vila Nova Star, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Bristol Myers Squibb, Eli Lilly, Johnson & Johnson, Sanofi, UCB.

Juliana Viana Pinheiro Teixeira

ORCID ID: 0000‐0002‐8873‐7095

Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Secretaria da Saúde, Governo do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Juliana Yumi Massuda Serrano

ORCID ID: 0009‐0000‐7748‐8583

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Galderma, L’Oreal, Johnson & Johnson, Pfizer, Novartis, Sanofi, Takeda, UCB.

Leandro Linhares Leite

ORCID ID: 0000‐0001‐6370‐3115

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Conflito de interesses: Atuou no conselho consultor das empresas farmacêuticas: Janssen, Novartis e Takeda. Atuou como palestrante remunerado das empresas farmacêuticas: Novartis, Janssen, Abbvie, Lilly, BMS, UCB, Sanofi e Boehringer. Recebeu apoio para participar de eventos científicos pelas empresas farmacêuticas: Novartis, Janssen, Lilly, UCB, Sanofi e Boehringer.

Leticia Oba Galvão

ORCID ID: 0000‐0003‐4486‐1892

Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, DF, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Johnson & Johson, Novartis, UCB, Abbvie, Pierre Fabre.

Ligia Pessoa de Melo

ORCID ID: 0009‐0006‐5446‐6860

Hospital Otávio de Freitas, Recife, PE, Brasil; Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Recife, PE, Brasil

Conflito de interesses: Aulas: Abbvie, Eucerin, Janssen, Novartis, Lilly, Sanofi, UCB; apoio para eventos: Janssen, Lilly, Novartis, Sanofi, UCB; preparação de material promocional: Galderma, Sanofi.

Lincoln Fabricio

ORCID ID: 0000‐0001‐9191‐1085

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante, apoio científico, consultante e ensaio clínico: Abbvie, Aché, Bayer, Bioderma, Galderma, Hypermarcas, Isdin, Jonhson & Jonhson, LaRoche‐Posay, Leo Pharma, Novartis, Pfizer, Sanofi, Stieffel/GSK, UCB.

Livia Barbosa

ORCID ID: 0000‐0003‐0326‐1225

Clínica privada Barbosa Souto Dermatologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Jansen, Sanofi, Novartis, UCB, Abbvie.

Lucas Campos Garcia

ORCID ID: 0000‐0002‐7883‐5986

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Luciane Donida Bartoldi Miot

ORCID ID: 0000‐0002‐2388‐7842

Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Abbvie, Novartis; pesquisa científica: Janssen, Amgen.

Luciena C. Martins Ortigosa

ORCID ID: 0000‐0002‐3541‐9456

Clínica Triune, Presidente Prudente, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Luis Antonio de Paula Machado

ORCID ID: 0009‐0007‐0551‐7286

Hospital BP Mirante, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Pfizer, Lilly, Leo Pharma; publicação: Abbvie, Janssen.

Luíza Keiko Matsuka Oyafuso

ORCID ID: 0000‐0003‐3982‐3322

Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Luna Azulay‐Abulafia

ORCID ID: 0000‐0002‐4698‐2009

Universidade do Estado Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, Irmandade Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Pesquisadora: Lilly, Sanofi, Biogen, AstraZeneca, Abbvie, Galderma, Janssen.

Marcelo Arnone

ORCID ID: 0000‐0002‐7192‐5161

Departamento de Dermatologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Consultor e palestrante: Abbvie, Bristol‐Myers‐Squibb, Janssen, Novartis, Pfizer, UCB‐Biophama.

Marcelo Pinheiro

ORCID ID: 0000‐0002‐1896‐8322

Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Jonhson & Jonhson, UCB, Novartis, Lilly, Abbvie.

Marco Túlio Cavalcante Oliveira

ORCID ID: 0000‐0002‐9038‐4911

Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Maria Cecilia de C. Bortoletto

ORCID ID: 0000‐0002‐6156‐6097

Ambulatório de Psoríase, Hospital do Servidor Público Municipal, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Maria de Fátima S. Paim de Oliveira

ORCID ID: 0000‐0002‐8594‐200X

Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Conflito de interesses: Jansen, Novartis, Sanofi, Lily, UCB, Abbvie.

Maria Denise F. Takahashi

ORCID ID: 0000‐0001‐8671‐6680

Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

María Victoria Suárez

ORCID ID: 0000‐0002‐2614‐6011

Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Pesquisadora: Abbvie, Sanofi, Novartis, BMS; palestrante: Novartis, Jonhson & Jonhson, Abbvie, Lilly, Sanofi, UCB, Leo Pharma.

Mauricio Amboni Conti

ORCID ID: 0000‐0002‐3502‐1384

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Itajaí, SC, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Abbvie, Bristol, Johnson & Johnson, Lilly, Novartis, UCB; participação em eventos: Abbvie, Bristol, Johnson & Johnson, Lilly, Novartis, Pfizer, Sun Pharma, UCB.

Mayra Ianhez

ORCID ID: 0000‐0003‐3604‐3128

Hospital de Doenças Tropicais, Goiânia, GO, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Sanofi, UCB, Bristol‐Meyers‐Squib, Galderma, Novartis, Janssen, Eucerin, FQM, Lilly, Pfizer.

Michelle dos Santos Diniz

ORCID ID: 0000‐0002‐9259‐0807

Irmandade Santa Casa de Misericordia de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Novartis, Sanofi, Bristol, Lilly, Jansen, Leopharma, UCB, Pfizer.

Mônica Nunes de Souza Santos

ORCID ID: 0000‐0003‐0578‐3270

Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Paulo A. Oldani Felix

ORCID ID: 0000‐0002‐1055‐0597

Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante e consultoria: Abbvie, Johnson & Johnson, UCB, BMS, Sanofi, Leo Pharma, Eli Lilly, Galderma, Pfizer, Sandoz, Novartis.

Paulo Eduardo de Sá Gonçalves

ORCID ID: 0000‐0001‐7843‐7497

Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Secretaria da Saúde, Governo do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Ralph Vighi da Rosa

ORCID ID: 0000‐0002‐7608‐3813

Departamento de Dermatologia, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Janssen, Novartis; apoio para eventos: Janssen, Novartis, Leo Pharma, Abbvie.

Raquel Bissacotti Steglich

ORCID ID: 0000‐0001‐6550‐3715

Universidade de Joinville, Joinville, SC, Brasil

Conflito de interesses:Palestrante: Abbvie, Boehringer‐Ingelheim, Janssen.

Renata Ferreira Magalhães

ORCID ID: 0000‐0001‐9170‐932X

Departamento de Clínica Médica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Johnson & Johnson, Novartis, Lilly, Boehringer‐Ingelheim, BMS, UCB, Pfizer, Leo Pharma, SunPharma, Sanofi.

Renata Rodrigues

ORCID ID: 0000‐0002‐0246‐1316

Hospital Universitário Lauro Wanderley, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Conflito de interesses: Apoio para participação em eventos científicos: Sanofi, Abbvie, Pfizer, Novartis, Lilly, UCB, Molnlycke, Chiesi Farmacêutica, Smith and Nephew, Urgo; conselho consultor: Abbvie, Molnlycke; preparação de material científico: Sanofi, Molnlycke; pesquisa clínica: Urgo; palestrante: Sanofi, Molnlycke.

Ricardo Romiti

ORCID ID: 0000‐0003‐0165‐3831

Departamento de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Consultoria, pesquisa e palestras: Abbvie, BMS, Boehringer‐Ingelheim, Galderma, Jonhson & Jonhson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Pfizer, Sanofi, Sun Pharma, UCB.

Roberta Buense

ORCID ID: 0000‐0003‐4739‐9699

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Roberto Souto

ORCID ID: 0000‐0001‐7136‐6008

Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Rosana Lazzarini

ORCID ID: 0000‐0002‐4893‐3593

Clínica de Dermatologia, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Lilly Laboratories.

Samir de Figueiredo Azouz

ORCID ID: 0000‐0002‐8831‐9926

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Conflito de interesses: Abbvie, Sanofi, Novartis, Johnsson & Johnsson, Takeda, UCB, Bristol, Pfizer, Bristol, Lilly, MSD, Leo Pharma.

Sidney Augusto da C. Costa

ORCID ID: 0000‐0002‐5187‐431X

Ambulatório de Psoríase da Prefeitura Municipal de Natal, Natal, RN, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Silvio Alencar Marques

ORCID ID: 0000‐0002‐5512‐4700

Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia, Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil

Conflito de interesses: Nenhum.

Sineida Berbert Ferreira

ORCID ID: 0000‐0001‐7261‐1220

Centro Paranaense de Estudos em Dermatologia, Maringá, PR, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante: Lilly, Janssen, Novartis, UCB, Pfizer, Kenvue, Abbvie, Sanofi; pesquisa clínica: Novartis, Sanofi, Ceped‐UEM, Kenvue.

Sueli Carneiro

ORCID ID: 0000‐0001‐7515‐2365

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Palestrante e apoio para congressos e cursos: Abbvie, Jansssen, Lilly, Novartis, Pfizer.

Vanessa Lucilia Silveira de Medeiros

ORCID ID: 0000‐0002‐1445‐587X

Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Conflito de interesses: Johnsson & Johnsson, Novartis, BMS, Abbvie, Boeringuer.

Verônica Rodrigues Bogado Leite

ORCID ID: 0000‐0002‐0232‐2420

Departamento de Dermatologia, Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Conflito de interesses: Janssen, Novartis, Sanofi, UCB, Abbvie, Sun Pharma, Bristol, Lilly.

Vivianne Lira da C. Costa

ORCID ID: 0000‐0002‐2259‐3236

Hospital Universitário Onofre Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Conflito de interesses: Novartis, Janssen, UCB, Lilly, Leo Pharma, Abbvie.

Wagner Galvão

ORCID ID: 0000‐0001‐6846‐992X

Clínica ProDerma São Paulo, SP, Brasil

Conflito de interesses: Consultoria e palestras: Abbvie, Boehringer‐Ingelheim, Johnsson & Johnsson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Pfizer, Sanofi, Sun Pharma, UCB.

Xinaida Taligare V. Lima

ORCID ID: 0000‐0001‐7999‐6979

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Conflito de interesses:Palestrante: Abbvie, Lilly, Novartis, UCB Biopharma; investigadora: Amgen, Biogen, Johnson & Johnson; apoio para eventos científicos: Johnson & Johnson; consultora: UCB Biopharma.

Disponibilidade de dados de pesquisa

Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.

Conflito de interesses

Ricardo Romiti: Atividades de consultoria, pesquisa e palestras para Abbvie, BMS, Boehringer‐Ingelheim, Galderma, Johnson & Johnson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Pfizer, Sanofi, Sun Pharma, UCB.

André V. E. de Carvalho: Participou como palestrante, consultor, participante de eventos médicos ou pesquisador com as seguintes empresas: Abbvie, BMS, Boehringer‐Ingleheim, GSK, Johnson & Johnson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Sun Pharma, UCB.

Juliana Nakano: Participou como palestrante, consultor, participante de eventos médicos ou pesquisador com as seguintes empresas: Abbvie, BMS, Eli Lilly, Johnson & Johnson, Sanofi, UCB.

Gleison V. Duarte: Participou como palestrante, consultor, participante de eventos médicos ou pesquisador com as seguintes empresas: Abbvie, BMS, GSK, Amgen, Boehringer‐Ingleheim, Galderma, Johnson & Johnson, Leo Pharma, Lilly, Novartis, Sun Pharma, Celldex Therapeutics e UCB.

Editor

Sílvio Alencar Marques.

Referências
[1]
R. Romiti, A.V.E. Carvalho, G.V. Duarte.
Grupo de Trabalho do Consenso Brasileiro de Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Brazilian consensus on psoriasis 2020 and treatment algorithm of the brazilian society of dermatology.
An Bras Dermatol., 96 (2021), pp. 778-781
[2]
Gonçalves H. Consenso brasileiro de psoríase 2024: algoritmo de tratamento da sociedade brasileira de dermatologia. 4.ed. Romiti R, Carvalho AVE, Duarte GV, Nakano J (eds.). Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia; 2024. 216p.
[3]
R. Romiti, R.F. Magalhães, G.V. Duarte.
Cumulative life course impairment in patients with dermatological diseases, with a focus on psoriasis.
An Bras Dermatol., 99 (2024), pp. 269-276
[4]
J. Jones, D. Hunter.
Consensus methods for medical and health services research.
BMJ., 311 (1995), pp. 376-380
[5]
J. Marques, D. Freitas.
Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação.
Pró‐Posições., 29 (2018), pp. 389-415
[6]
R. Romiti, A.L.S. Hirayama, A.M. Porro, H.S. Gonçalves, L.D.B. Miot, S.M.B. Durães, et al.
Infections in the era of immunobiologicals.
An Bras Dermatol., 99 (2024), pp. 167-180
[7]
A. Blauvelt.
Resident memory T cells in psoriasis: key to a cure?.
J Psoriasis Psoriatic Arthritis., 7 (2022), pp. 157-159
[8]
S.M. Lwin, S. Azrielant, J. He, C.E.M. Griffiths.
Curing psoriasis.
J Invest Dermatol., 144 (2024), pp. 2645-2649

Como citar este artigo: Romiti R, Carvalho AVE, Nakano J, Duarte GV. Highlights of the Brazilian Society of Dermatology's Brazilian Consensus on Psoriasis. An Bras Dermatol. 2025;100:501242.

Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, Brasil; Clínica de Dermatologia, Santa Casa de Misericórdia, São Paulo, SP, Brasil; Instituto Bahiano de Imunoterapia, Salvador, BA, Brasil.

Baixar PDF
Idiomas
Anais Brasileiros de Dermatologia (Portuguese)
Opções de artigo
Ferramentas